5 formas de economizar na construção da sua residência

economizar na construção

Você sabe por onde começar para economizar na construção de uma nova residência? Continua lendo este artigo e descubra.

A ideia de construir uma casa começando pelas fundações é a melhor opção se você quer se sentir como uma casa completamente sua! Desta forma, você pode cuidar de fato de cada recurso, cuidar dos detalhes, decidir o tamanho de cada cômodo, escolher os materiais a serem usados ​​e, em seguida, definir resumidamente um orçamento. 

As despesas são obviamente de vários tipos e dizem respeito por exemplo:

  • escolhendo onde construir
  • a compra do terreno (caso ainda não o possua) e quaisquer custos relacionados com o seu estado
  • as fases de projeto e consultoria profissional
  • obras de construção
  • a compra e instalação dos sistemas
  • o tratamento de tarefas burocráticas
  • o tipo de casa que pretende construir

Abaixo listamos 5 cuidados que você deve tomar para economizar na construção da sua residência sem perder qualidade. 

01. Planejamento de forma consciente

O planejamento é a chave para uma construção bem-sucedida e econômica. É importante definir claramente os objetivos e as expectativas antes de começar a construção. Isso inclui fazer uma lista de prioridades e orçar de forma realista.

Ao definir um orçamento realista, você pode identificar as áreas onde é possível cortar gastos sem comprometer a qualidade da construção, permitindo, também a economia e o desperdício de materiais necessários. Através do planejamento, você pode identificar possíveis atrasos ou obstáculos antes da construção começar, o que pode ajudar a minimizar o tempo total de construção e evitar gastos adicionais com mão de obra e alojamento.

02. Escolher onde construir para economizar na construção da sua residência

O primeiro passo fundamental que você terá que dar é o que diz respeito à compra do terreno para construção de sua primeira casa, onde será construída sua nova casa. Nesta fase, o seu investimento será maior se decidir comprar, por exemplo, no centro da cidade, e será menor se o terreno escolhido estiver localizado numa zona mais periférica. Terá então de considerar a habitabilidade da zona, logo a presença de serviços, comércio, bancos, zonas verdes e os relativos confortos que daí derivam.

Para economizar, por exemplo, você pode procurar o terreno perfeito em leilões de falência. Centra-se em imóveis sujeitos a penhora por episódios de insolvência, provenientes de património empresarial ou de capitais privados, colocados à venda para satisfação de dívidas. As bases de leilão dessas licitações são extremamente convenientes em comparação com os preços normais de mercado. Poderá assim encontrar uma ou mais oportunidades que satisfaçam plenamente as suas necessidades, conseguindo ganhá-las a um custo relativamente baixo. Lembre-se que muitos leilões deste tipo também podem ser acompanhados remotamente, através de um simples PC!

03. Escolher sua construtora com sabedoria

Contratar uma construtora com funcionários experientes e confiáveis pode ajudar a garantir que a construção seja realizada de maneira eficiente e dentro do orçamento. É importante fazer uma pesquisa cuidadosa e comparar preços antes de contratar uma construtora. Além disso, é importante estabelecer claramente as expectativas e os objetivos, para evitar atrasos e problemas no futuro.

04. Para economizar na construção: escolha bem o material

Outra fase que antecede a construção propriamente dita é a que diz respeito às operações de projeto. Nesta etapa você terá que trabalhar muito para tomar decisões sobre o tamanho da sua casa, os materiais a serem utilizados, o estilo de construção e muito mais, sempre com o suporte de um profissional capacitado e confiável.

Depois, há o período de aprovação do seu projeto que, uma vez aceito, será seguido pelo alvará de construção, que pode ser obtido mediante o pagamento das devidas contribuições. Os custos de documentação podem variar e você deve verificar com o conselho local para ter certeza de que os conhece. Desenvolveremos essa discussão em outro parágrafo.

Neste ponto, você está pronto para iniciar o processo de construção real.

Materiais de qualidade e atenção aos detalhes

O que é preciso para construir uma casa? Obviamente a base! O conselho é entrar em contato com profissionais do setor para lançar as bases de sua nova casa, pois mesmo um detalhe não cuidado nesta fase pode ser fatal mais tarde! As fundações da sua futura casa devem antes de tudo ser sólidas, portanto capazes de suportar o peso de toda a estrutura, e também evitar o acúmulo excessivo de umidade. É por isso que a fase de projeto deve ser ótima e não deve negligenciar nenhum aspecto da construção.

No coração de um trabalho bem feito estão obviamente os materiais utilizados, a perícia dos especialistas e a atenção aos detalhes. Por exemplo, buscar economia na escolha de materiais não é uma boa ideia, mas você deve encontrar o equilíbrio certo entre qualidade e preço.

As ferramentas e os elementos constituintes da estrutura devem garantir resultados duradouros e relativamente pouca manutenção, o que um material de má qualidade não pode garantir.

Tijolos ecológicos podem ser uma forma de economizar na construção da sua residência

Tijolos ecológicos são feitos a partir de materiais reciclados ou renováveis, o que os torna mais baratos do que os tijolos convencionais feitos de argila ou cimento. Além disso, melhoram o isolamento térmico e acústico, o que significa que a residência pode ser mantida mais quente no inverno e mais fresca no verão, resultando em economias significativas em despesas de energia.

São produzidos com tecnologias avançadas que permitem a utilização de menos material e a redução do desperdício. Ou seja, a utilização de tijolos ecológicos pode ajudar a economizar em uma construção de residência por meio de reduções de custos de materiais, melhor isolamento térmico e acústico, menos desperdício de material e maior eficiência energética.

05. Compra de materiais em grande escala

A compra de materiais em grande escala pode resultar em descontos significativos. É importante fazer uma pesquisa cuidadosa e comparar preços antes de comprar materiais. Além disso, é importante considerar a possibilidade de comprar diretamente dos fabricantes ou dos fornecedores, o que pode resultar em preços mais baixos.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?