Início » Colas para Assentamento
Veja abaixo todo o processo, do início ao fim.
Colas para Assentamento
Início » Colas para Assentamento
Veja abaixo todo o processo, do início ao fim.
Colas para Assentamento
Dentre as várias formas vamos citar as mais conhecidas e utilizadas pelos construtores:
COLA PVA (COLA BRANCA)
A cola PVA é a maneira mais rápida e prática, muito utilizada no assentamento de tijolos ecológicos. A cola PVA é usualmente aplicada em materiais porosos como madeira, papel, tecido e cerâmica porosa. Para que a cola fique firme leva-se de 30 minutos a 1 hora e o tempo de secagem total é de 18 a 24 horas.
ARGAMASSA POLIMÉRICA
Encontrada de vários tipos no mercado, a Argamassa Polimérica é uma massa para imediata colagem e endurecimento de superfícies. Com alto grau de resistência na
colagem e aderência, possui uma consistência pastosa e já vem pronta para uso. Não necessita adicionar água e nem outros componentes.
ARGAMASSA DE ASSENTAMENTO CONVENCIONAL
Composta por cimento, areia e aditivos, precisa ser misturada com água para se ter uma massa pastosa. Geralmente é empregada no assentamento de placas cerâmicas de revestimento e outros, mas pode ser utilizada para o assentamento de tijolos ecológicos. Os tipos mais conhecidos de argamassa são: ACI, ACII e ACIII. Para a escolha, é preciso levar em conta se o local para aplicação será em uma área externa ou interna e se o local está sujeito a grandes variações de temperatura. Consulte sempre um profissional para auxiliá-lo na escolha correta.
MISTURA ARTESANAL FEITA COM
ARGAMASSA, COLA BRANCA PVA E ÁGUA
Muito conhecida entre os construtores, essa mistura utiliza 20 partes de argamassa por 1 parte de cola branca PVA, acrescentando-se água até a consistência desejada.
MISTURA ARTESANAL FEITA COM COLA BRANCA
PVA, O PRÓPRIO SOLO, CIMENTO E ÁGUA
Essa mistura utiliza-se 20 partes de solo por 2 partes de cola PVA branca por 2 partes de cimento, acrescentando-se água até a consistência desejada. A dica é sempre utilizar um solo passado em uma peneira granulométrica mais fina possível, para melhor aderência do composto e melhor resultado final.
ASSENTAMENTO SEM COLA (UTILIZANDO
O SISTEMA DE ENCAIXE DOS TIJOLOS)
Por ser um sistema de modular, dependendo do projeto proposto, podemos dispensar a cola entre os tijolos e utilizar somente os sistemas de encaixe dos mesmos.