A primeira fiada indica a posição exata de cada tijolo, determinando os locais dos grautes (localização dos ferros) e as aberturas de portas e janelas, sendo executada de acordo com o projeto.
FUNDAÇÃO
Caso a fundação escolhida não for a Radier, é muito importante fazer o contrapiso para uma obra limpa e um prático armazenamento dos tijolos, ficando fácil o alcance para o construtor.
1 - ESTUDOS
Estudos indicam que a cada 8 tijolos assentados a parede avança 1cm. Sendo assim, caso a primeira fiada seja feita nas extremidades da fundação, a planta deve ser elaborada considerando esta diferença para evitar que os tijolos excedam a fundação.
2 - Aplicação
Após aplicar o impermeabilizante asfáltico na posição das paredes, posicione os tijolos sem massa, ignorando os intervalos das portas, mas respeitando o local dos tijolos meio.
3 - Assentamento
Depois de distribuir seguindo a planta, indicamos que utilize uma massa na proporção de 3 de areia para 1 de cimento, iniciando o assentamento pelos 4 cantos, nivelando e alinhando, só então retire os tijolos para formar os vãos das portas.
4 - Furos
Após esta ação, faça um furo nos locais indicados de cada coluna. Indicamos que corte barras de 1,6m para que não fique muito alto e dificulte o assentamentoesó então aplique as barras nos furos.
Importante: este é o método utilizado pela grande maioria de construtores que se basearam na longa história da construção modular ecológica. Porém, consulte um profissional especializado antes de começara construir.