Central de Atendimento: +55 67 4042-0081/3355-3005 | vendas@ecomaquinas.com.br
Configurações
default blue Brown emerald orange yellow

Indústria Eco Máquinas

Skip to Main Content »

 

Nenhum produto no carrinho.

Tijolo Ecológico - Porque é Ecológico?

 

Em tempos de sustentabilidade, cada vez mais nos acostumamos com produtos e serviços que são ecologicamente corretos, o Tijolo Ecológico se apresenta como uma solução para combater a degradação ambiental causada pela fabricação de tijolos convencionais (cerâmicos), além de inúmeras vantagens em sua aplicação.

O TIJOLO ECOLÓGICO é fabricado por um processo bem diferente do tijolo convencional, vamos as comparações:

Tijolo Convencional

De uma forma resumida, vamos apontar o ciclo de destruição da natureza para se produzir os tijolos convencionais (cerâmicos). A extração de argila dos mananciais, o desmatamento para retirada de lenha e a emissão de gases tóxicos na atmosféra, são alguns exemplos.

Só no Brasil se produz em média 2,5 bilhões de peças de cerâmicas por mês, o que significa que 98,7 milhões de m³ de argila que são retirados dos mananciais mensalmente, destruindo de forma definitiva várias fontes de água doce, deixando de abastecer os lençóis freáticos, causando erosão e alterando o comportamento da fauna e flora.

 

Após a argila ser industrializada, os artefatos fabricados são queimados em fornos que usam madeira como combustível, retirada em sua maioria de desmatamentos clandestinos. Em média 17 milhões de árvores de médio porte são derrubadas mensalmente, ou seja, para cada milheiro produzido de 8 a 12 árvores são derrubadas.

 

O volume de árvores queimadas mensalmente geram 2,3 toneladas de CO² que são emitidas indiscriminadamente na atmosfera, causando doenças respiratórias e contribuindo para o aumento do aquecimento global.

 

Tijolo Ecológico

O Tijolo Ecológico não utiliza nenhuma das pratica acima, pois para ser produzido utiliza-se apenas solo, cimento e umidade.

SOLO CIMENTO UMIDADE TIJOLO ECOLÓGICO

 

Para seu endurecimento (cura) utiliza-se apenas água.

  OU     OU      
MANUAL     ASPERÇÃO     IMERSÃO     CURADOS

 

A redução nos impactos ambientais com o Tijolo Ecológico ainda pode ser bem maior, pois ele também pode ser produzido utilizando resíduos da construção civil, indústriais e até orgânicos.

 

 

Resultado

O Nome Tijolo Ecológico se dá pois em sua produção não estimula-se a degradação do meio ambiente, pois não destroi os mananciais com a retirada de argila, o processo de endurecimento do tijolo ecológico é feito por meio de cura (molha) que devolve a natureza toda a água utilizada através da evaporação, eliminando o uso de fornos para a queima de madeiras evitando que toneladas de gases tóxicos sejam lançados na atmosfera e desestimulando o desmatamento.

JUNTE-SE A NÓS!

Resumindo... O Tijolo é Ecológico porque a cada milheiro produzido: 

• Não destrói os mananciais (que são fontes naturais de abastecimento de água);
• Deixa de derrubar e queimar de 8 a 12 árvores de médio porte;
• Não emite gases poluentes (CO2) à atmosfera;
• Contribui para o aumento da renda e oferta de emprego;
• Possibilita construções ECOLÓGICAS, belas, rápidas e econômicas.

Lembre-se das vantagens dos Blocos, Tijolos e Pisos Ecológicos, e divulgue essa idéia!